Bandeira Azul

Lido

Actividades 2022

Bebe água e poupa no ambiente

Este projeto consiste no abastecimento de água filtrada e potável nos Complexos Balneares da Barreirinha, Lido e Ponta Gorda, associada à distribuição gratuita aos nossos clientes de garrafas de água reutilizáveis com mensagens apelativas para a redução dos plásticos na sociedade. Em todas as praias serão criados painéis informativos que alertem para o consumo de água em dias de calor, de forma a combater a desidratação, bem como apela à redução dos plásticos e reutilização das garrafas.

Dar mais vida ao Mar!

Exposição temática relacionada com as espécies que podemos encontrar na nossa costa, utilizando para tal peças de arte elaboradas com lixo retirado da nossa orla costeira, ribeiras e ruas.

Esta exposição pretende alertar para os malefícios que o nosso lixo provoca em todas em espécies. A exposição estará patentes em algumas das nossas praias

DesintoxiMAR

Esta atividade consiste numa limpeza de fundo do mar em frente aos nossos complexos balneares. Para esta atividade contamos com o apoio da Associação de Natação da Madeira que é a representante regional da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, bem como um grupo de amadores que são amantes do mergulho.

Uma vez que pretendemos, cada vez mais, atrair um tipo de turismo ecológico que valorize não só as nossas serras como também o mar, julgamos que esta atividade é crucial para a melhoria das condições de mergulho de todos os amantes e fundamental para a recuperação dos ecossistemas marinhos. A primeira atividade está prevista para dia 8 de Junho – Dia Mundial dos Oceanos

Lixo Zero – Vida nova!

Com esta atividade pretendemos dar nova vida a artigos que deitamos fora todos os dias, transformando-os em objetos úteis para o nosso dia, nomeadamente em objetos que são úteis para um dia de praia. Cinzeiros que permitam contribuir para redução de beatas nas praias e no mar, com mensagens de proteção do ambiente, bolsas de pano com desperdícios de tecido, marcadores de livros, estojos, bolsas para telemóvel, leques, e outros são alguns dos exemplos dos artigos que podem ser produzidos.

Esta atividade será desenvolvida por escolas, centros de dia, lares de idosos, centros de atividades para a capacitação e Inclusão e, cada instituição verá os seus trabalhos expostos nas nossas redes sociais e submetidos à avaliação do público, permitindo-lhe ganhar prémios úteis para a sua instituição.

Estes itens serão expostos numa das praias onde constará um quadro para avaliação do grau de satisfação dos utentes relativamente aos trabalhos apresentados.

Serão depois oferecidos aos utentes que participem nas atividades e os cinzeiros serão utilizados nas praias .

Planeta Vivo

Esta atividade consiste na criação de uma musica e letra original que aborde os cuidados a ter com o ambiente, nomeadamente a importância de defender o nosso planeta Terra e promover a recuperação dos ecossistemas.

Será uma música alegre e apelativa, conteúdo educativo e pedagógico, que possa ser facilmente reproduzida pelas crianças, séniores e população portadora de deficiência de várias escolas e instituições. Será lançado o desafio a várias escolas para que elaborem um vídeo, dança, ou a sua própria interpretação da música.

Estes vídeos serão depois reproduzidos e divulgados em vários meios, sendo sujeitos a avaliação do publico através de gostos e partilhas, disseminando assim a mensagem associada à letra da musica.