Acessibilidade
COMPLEXO BALNEAR DO LIDO

O Lido é detentor do galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, e ganhou no ano de 2018 o prémio “Praia + Acessível”, que comprova ser um complexo balnear com boas condições de acessibilidade para TODOS os utentes.
O acesso pedonal é feito pelo Passeio Público Marítimo, e a diferença de nível existente para a entrada do complexo balnear é vencida por rampas de betão largas e pouco inclinadas que permitem a circulação e o cruzamento entre dois utentes com mobilidade condicionada em segurança.
É possível o acesso com viatura à zona balnear até 20 metros do complexo, e estacionar a cerca de 150 metros da entrada da zona balnear no estacionamento ordenado com três lugares reservados a viaturas particulares identificadas que transportem pessoas com deficiência. Ou no parque de estacionamento coberto a cerca de 200 metros, que tem um lugar destinado a utentes com mobilidade condicionada.
A paragem de autocarro fica a 300 metros.
Para aceder à praia propriamente dita e aos diversos serviços e equipamentos existentes nos diferentes patamares, as pessoas com mobilidade condicionada podem usar o ascensor como alternativa às escadas.
As entradas de nível facilitam o acesso às instalações sanitárias, balneários, duches adaptados, bem como ao posto de socorro, ao bar/restaurante e esplanada, permitindo que todos os utentes possam usufruir igualmente do espaço.
O piso é pavimentado e, para vencer os desníveis presentes entre os solários e as piscinas, existem percursos acessíveis continuados feitos por rampas.
As espreguiçadeiras e guarda-sóis são amovíveis, o que possibilita que qualquer utente possa escolher a zona onde quer estar.
Facultamos aos clientes, durante todo o ano e sem custo adicional, equipamentos que possibilitam o acesso e o usufruto da piscina dos adultos com maior autonomia, como a cadeira anfíbia, as canadianas e a cadeira de rodas comum.
Os utilizadores podem solicitar o apoio e supervisão dos funcionários diretamente ou por contato telefónico.
COMPLEXO BALNEAR DA PONTA GORDA

O complexo Balnear da Ponta Gorda foi classificado como acessível pelo Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, observa não só as condições de cumprimento obrigatório mas também as de carácter não imperativo, promovendo assim a igualdade no usufruto da praia por pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada. Em 2019 foi vencedor do prémio “Praia + Acessível”.
O acesso pedonal à zona balnear é feito pelo Passeio Público Marítimo, sendo a diferença de nível entre a zona envolvente e a praia propriamente garantido por rampas de betão.
É possível aceder com viatura à zona balnear ao nível da entrada do complexo, e ao interior deste, mas é exclusivo ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
No parque de estacionamento localizado a aproximadamente trezentos metros de distância, existem seis lugares reservados para pessoas com deficiência, e a cerca de cinquenta metros da praia existe um lugar de estacionamento reservado ao utente com mobilidade condicionada mas que conduz a sua viatura.
O acesso pedonal à praia propriamente dita é feito em piso pavimentado e rampas de betão largas e pouco inclinadas para vencer os desníveis existentes entre o solário e os serviços e equipamentos, e que permitem a circulação e o cruzamento entre dois utentes com mobilidade condicionada em segurança.
Foram colocados corrimões em algumas rampas que ligam a zona de banhos, solário e serviços, criando um “percurso + acessível” mais cómodo e seguro.
A área de solário é bastante ampla, pavimentada e sem desníveis.
Não existem partes reservadas sombreadas para utentes com mobilidade reduzida. O serviço de espreguiçadeiras e guarda-sóis amovíveis possibilita que todos os utentes possam escolher a zona onde querem estar.
O percurso é acessível à esplanada do bar e ao parque infantil. E o acesso às instalações sanitárias, aos duches adaptados, ao Posto de Socorro, sendo facilitado com entradas de nível.
O usufruto das piscinas pode ser feito com maior segurança e autonomia, com os equipamentos anfíbios (cadeiras hidráulica e anfíbia, e canadianas) disponibilizados sem custo adicional. Os utilizadores podem solicitar o apoio e supervisão dos colaboradores FMF.
COMPLEXO BALNEAR DA BARREIRINHA

É possível o acesso pedonal e/ou com viatura à zona balnear até 2 metros do acesso ao complexo. Existe estacionamento ordenado e 2 lugares destinados a utentes com mobilidade condicionada.
As pessoas com mobilidade condicionada podem usar o ascensor como alternativa às escadas. O acesso ao solário é vencido por escadas e rampas.
As espreguiçadeiras e guarda-sóis são amovíveis, o que possibilita que qualquer utente possa escolher a zona onde quer estar.
As condições orográficas deste complexo balnear não permitem, para já, a utilização de meios para apoio ao banho de pessoas com mobilidade reduzida em segurança.
PRAIA FORMOSA

A Praia Formosa é uma “Praia Acessível – Praia para Todos!”.
É uma praia adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção.
O acesso à zona balnear pode ser feito pedonalmente através do Passeio Público Marítimo.
A 200 metros da entrada acessível da praia existe estacionamento ordenado com 3 lugares reservados para viaturas particulares que transportem pessoas com deficiência portadoras de cartão de estacionamento. É ainda possível deixar o passageiro junto à promenade, a 30 metros da entrada do complexo balnear. A paragem de autocarro fica a 300 metros.
O acesso ao areal/calhau é vencido por rampas como alternativa aos degraus, e há um percurso que permite às pessoas com mobilidade condicionada o acesso próximo à linha de água, pois as condições de mar permitem a utilização de meios anfíbios de apoio ao banho de pessoas com limitações de mobilidade, em segurança – cadeira de rodas anfíbia flutuante, cadeira de rodas anfíbia submersível e canadianas anfíbias.
A praia dispõe de instalações sanitárias, balneários e vestiários e posto de socorro adaptados às necessidades de pessoas com mobilidade condicionada.
DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE A ACESSIBILIDADE
A informação sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados aos clientes dos complexos balneares geridos pela Frente MarFunchal, E.M. é divulgada por diversos canais – em sinalética na via pública, no painel informativo sobre os serviços, no Código de Conduta e estampado nas t-shirt’s dos colaboradores.
A bandeira “Praia Acessível” é colocada em sítio estratégico de forma a ser facilmente avistável a partir da via pública.